quinta-feira, 18 de setembro de 2008

Sorria, você está na Bahia II


Mais uma viagem, desta vez para Salvador e Morro de S. Paulo em Novembro de 2007.

Salvador transpira Bahia, é cor, é calor, é ritmo....se estiveres no meio da rua e por momentos fechares os olhos consegues ouvir sempre uma batucada algures ou alguém a trautear uma musica. As pessoas são muito sorridentes e simpáticas e ao contrário do que se possa pensar até é uma cidade segura, ou por outra, tem que se ter os mesmos cuidados que se teria em qualquer grande cidade.Ficamos hospedados no Blue Tree Tower Salvador que fica no Morro do Conselho, o hotel é muito bom mas tem um problema: os quartos que são voltados para o mar (a vista é lindíssima!) ficam também voltados para o “Mercado do Peixe” que é um local muito procurado pelo pessoal que vem da noite para a terminar, ou melhor começar a manhã, é musica toda a noite, o melhor é escolher um quarto para o outro lado do hotel que apesar de ter pior vista tem mais sossego ou então escolher ficar no Hotel Pestana que fica na mesma zona.Fizemos uma City tour particular (eu o meu marido a guia e o condutor) pois fomos as únicas pessoas do nosso avião que ficaram em Salvador todos os outros passageiros foram para Porto Seguro (não têm mau gosto, não senhor). A nossa guia, a Jeane era espectacular. A não perder a Igreja de S. Francisco e Mercado Modelo. Eu gostei muito do Pelourinho, mas tem que se ter algum cuidado com os rapazes que andam a por fitinhas do senhor do Bonfim e com as baianas que se agarram a nos para tirar fotos pois por vezes pedem dinheiro e bastante. Basta sorrir e dizer que não queremos só que por vezes muitas vezes seguídas.

Depois fomos para o Morro de S. Paulo, que é uma ilha que fica a 2 horas de catamarã de Salvador. A viagem é um pouco violenta e mesmo quem não enjoa deve tomar comprimidos para o evitar, mas tudo isso se torna um preço baixo a pagar quando chegamos e pensamos que se o paraíso na terra existe aquele lugar deve de ser um cantinho desse paraíso.Ficámos hospedados numa linda pousada na segunda praia, a Villa das Pedras. O serviço é muito bom os quartos são acolhedores e espaçosos, bem decorados e o pequeno almoço é demais. No Morro não existem carros, apenas alguns tractores e tudo o resto é transportado em carrinhos de mão, todas as estradas são de areia e por isso o calçado oficial quer de dia como de noite é havaianas. A vila é muito engraçada mas tem mais movimento é de noite até às 11:30 depois todo o movimento se muda para a segunda praia.A excursão que não se deve perder é a de volta á ilha, é um dia inteiro de barco mas é muito bom e até temos direito a um cheirinho de Boipeba. Para passear na praia, ver peixinhos coloridos, tomar banho nas piscinas naturais não há como a quarta praia é linda.

Foi realmente uma viagem inesquecível!

Lua de Mel


Tinha que começar por algum lado e a Lua de Mel pareceu-me ser o sito certo... por ter sido tão espectacular e inesquecivel, mas também porque foi a minha primeira viagem com a minha cara metade.


Foi em Novembro de 2005 no Arraial d´Ajuda, e adorei!


Vou tentar ser breve:


Só lá tivemos uma semana (o que foi pena, o ideal são 2 semanas), fomos por a operadora terra brasil, e devo dizer que não tenho a minima razão de queixa, contudo umas bolachinas dentro da mala sempre ajudam a passar o tempo! Se quizerem ouvir os filmes têm que ter phones vossos ou então comprar no avião que são 2 euros.


Ficámos na Pousada Estação Santa Fé, que fica a meio caminho entra a balsa (jangada a motor que faz a travessia do rio que separa Arraial de Porto Seguro) para Porto Seguro e o Centro de Arraial d'Ajuda (2km), fica em frente á Pousada Canto da Alvorada, basta atravessar a estrada mais uns 2 ou 3 passos e estamos na praia, o serviço é bom e muito simpatico.... já para não falar no Pequeno Almoço que é divinal!


Nós fomos a Trancoso , á Praia dos Espelhos e a uma Fazenda onde produzem Papaia, Café , Pimenta, e muitas outras coisas... valeu a pena!


De resto passeamos muito no Arraial, iamos e vinhamos de autocarro (1 real cada viagem), e ao fim de 3 dias já toda a gente nos conhecia e nos tratava como se fossemos da terra.


A não perder:


- Bom e barato o restaurante Portinha... sobremesas de comer e chorar por mais!


- Os magnificos crepes da "Creparia da Miloca" estrada do Mucugê.... e as donas uma simpatia!


- O Boi nos Aires, bife magnifico e molho ainda melhor!


- O Bóbó de Camarão da Cabana du Dotô em Trancoso.


- Camarão na Moranga no restaurante do Canto da Alvorada


- Loja de quadros no inicio da Broduei que para além de ter quadros fantásticos o dono é uma das pessoas mais fantasticas que já conheci até hoje.


- Andar de chinelo calção e t-shirte de manhã até á noite.... mesmo que chova!


Vão e não se vão arrepender......"Sorria você está no Bahia"!